MINIATURAS instrumentos

Papel e sucata (reciclagem), 1986

INDIVIDUAL

Papel Mágico (1985)

 

Luís Fernando Couto - carioca, programador visual de uma agência de publicidade - cria,com suas mãos habilidosas e com o auxilio apenas de uma tesoura e de uma faquinha,miniaturas de instrumentos musicais, imagens reduzidas e tridimensionais, de uma precisão e semelhança espantosas.

 

O que mais surpreende, porém, no seu trabalho é o resultado a que consegue chegar.

 

Com materiais bem comuns, não nobres - papel (basicamente), papelão, cola, lápis de cor,tinta guache -, alcança em sua obra um nível de qualidade artesanal difícil de encontrar.

 

Magicamente, e com muito amor, consegue dar um tratamento ao papel - que ele corta,dobra, amarrota e alisa -, transformando-o de material estático em substância moldável com a qual ele modela e monta os carros esporte, os ônibus, os carros antigos, caminhões e instrumentos musicais diversos - flauta, violino, cítara, banjo, harpa, piano, bateria, sanfona, gaita, violão, guitarra, contrabaixo e saxofone.

 

Perfeccionista, consegue efeitos surpreendentes, como o brilho do metal, que ele obtém polindo o papel após a pintura, ou a textura da madeira, que ele imita com lápis de cor. Sem preconceitos, vai utilizando restos de produtos industrializados - a sucata doméstica - para compor os efeitos almejados.

 

Amélia Zaluar, professora de Arte

Flor de Lotus/LBR - 2007-2020©

webdesign: Luís Fernando Couto

Al rights reserved - LFC - P/2016@