PINTURA orixas

Coleção Orixas, 1998 - 100x100cm, acrílica sobre tela

 

ORIXÁS, A LENDA COLORIDA DA LUZ

Acrílica sobre tela, 100x100cm, 1998

 

O artista, grande cúmplice dos elementos, se reveste de mago para captar os seus mistérios.

 

Deuses que representam a dignidade, a luta e a preservação dos costumes de um povo massacrado devido à escura tonalidade de sua pele. Durante mais de 350 anos os navios negreiros transportaram através do Atlântico os escravos, e com eles seu modo de vida e suas crenças. Os orixás são a própria encarnação da natureza, base da religião africana, e existem enquanto forças místicas, derivadas da profunda relação que o homem mantém com a natureza e com forças psíquicas.

 

Na estrada desde 1980, Luís Fernando passa da exploração do hiper-realismo para o abstrato, e deste para a profunda experiência de representar a plena subjetividade da energia pulsante da vida. O que podemos dizer do seu magnífico trabalho sobre esses cavaleiros da luz? Luís Fernando teve a sutil percepção e a plena sintonia para transmitir a energia que emana em toda a plenitude desses deuses encantados do povo negro.

 

O resultado se encontra em muitos metros quadrados de pinturas em acrílica sobre tela.

 

São 16 quadros, cada um representando a essência característica de cada divindade. Os orixás são a raiz de tudo. A lenda que cada um traz dentro de si. A história da força motriz da vida. Mergulhemos, pois, em cada um deles e no todo. Suas cores, seus matizes, seu poder.

 

Eliane Amaral, jornalista

 

Flor de Lotus/LBR - 2007-2020©

webdesign: Luís Fernando Couto

Al rights reserved - LFC - P/2016@